Suplementação de vitamina D: por que fazer?

Suplementação de vitamina D: por que fazer?

A suplementação de vitamina D é indicada quando o indivíduo não apresenta níveis satisfatórios dessa vitamina. É um tratamento comum especialmente em países frios em que a exposição solar é diminuta. Também pode igualmente ser uma necessidade para indivíduos que naturalmente apresentam baixa exposição à luz solar.

Além disso, vale mencionar que pessoas idosas, bem como crianças e igualmente pessoas de pele negra possuem mais propensão a necessidade de suplementação de vitamina D.

Devido a necessidade de suplementação, muitos podem se perguntar quais os benefícios da vitamina D. Os benefícios dessa vitamina estão associados a dentre outras coisas, saúde dos ossos, diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.

Os suplementos de vitamina D podem ser encontrados em diferentes dosagens e a determinação de quanto tomar varia de pessoa para pessoa. Para adultos a suplementação é ofertada especialmente em cápsulas. Para as crianças há a possibilidade de consumido do suplemento a partir de um produto em gostas.

Quando a suplementação de vitamina D é indicada?

A suplementação de vitamina D é indicada pelo médico e tão somente por ele.  É este profissional aliás que deve determinar a dosagem da suplementação. O objetivo de administrar a vitamina é tratar os baixos níveis da mesma no organismo ou condições clínicas advindas dessa carência.

Dentre os sintomas os quais o tratamento é buscado a partir da suplementação podemos mencionar, por exemplo, osteoporose, raquitismo ou osteomalácia, baixos níveis de cálcio ocasionados pela diminuição de um hormônio da tireoide bem como por exemplo para o tratamento de níveis muito baixos de fosfato.

Antes de efetivamente dar início ao processo de suplementação de vitamina D é fundamental realizar um exame de sangue no qual o médico poderá avaliar a necessidade de suplementar bem como ao dosagem que deve ser administrada e como.

Somente um profissional médico habilitado pode determinar quando a suplementação é necessária, por quanto tempo e em que dosagem.

Carência de vitamina D

A carência de vitamina D pode ser facilmente identificada em um exame de sangue ou mesmo a partir da saliva. Mas antes mesmo do exame é possível perceber a carência através de sinais que o organismo oferece.

Inicialmente a carência de vitamina D não apresenta sintomas ou manifestações gerais.

Com o passar do tempo sintomas indesejáveis podem manifestar-se como arqueamento das pernas, retardo no crescimento das crianças, sensação de fadiga, dor nos músculos. Além disso também há fraqueza nos ossos, o que por torná-los propensos a quebras assim como fraqueza e mal estar.

Esses são alguns dos sintomas que a carência de vitamina D pode provocar. Por se tratar de sintomas bem genéricos, que podem estar associados a outros quadros clínicos o exame de sangue se torna a opção mais assertiva e confiável para determinar se há ou não a necessidade de suplementar a vitamina.

A partir de identificada a necessidade de suplementar a vitamina D, o médico responsável devem estabelecer qual deve ser a dose administrada pelo paciente bem como o tempo para que os níveis normais sejam estabelecidos.

Veja mais...

Produtos mais vendidos

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO!